A Facilita Móvel é uma empresa brasileira de soluções em SMS Corporativo e SMS Marketing.
Nosso objetivo é através da comunicação móvel simplificar o seu negócio! Com tecnologia própria, somos especialistas no que fazemos e estamos aptos a conectar sua empresa com seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar!
Para começar a enviar mensagens SMS, basta fazer um cadastro e ativar sua conta para ganhar 15 envios para utilizar como quiser. A ferramenta é útil para envio de promoções, de convites, de avisos, de autenticações e de cobranças.
Planejamento é essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing. O ideal é que você tenha uma estratégia definida para as suas vendas de Natal alguns meses antes da data.
Planeje quais serão as ofertas, saiba qual é o seu objetivo (humanizar a marca, tornar sua empresa mais conhecida, encantar clientes, gerar vendas...) e decida para quem você irá enviar suas mensagens SMS.
Se deseja criar mais de uma campanha, opte por uma no final do mês de Novembro e outra algumas semanas antes do Natal. Assim, você estará entrando em contato com seus clientes no momento da decisão de compra.
É claro que, se o seu objetivo é também enviar uma mensagem desejando boas festas e agradecendo a parceria de seus clientes durante o ano, deixe o envio da sua campanha para a semana da data comemorativa.
DICA #2
A sua campanha de Natal só será eficiente se você enviar as suas mensagens SMS para as pessoas certas. Por isso, é importante ter uma lista de contatos atualizada e que haja pessoas suficientes na sua base de dados. Quanto mais alcance a sua campanha tiver, melhor, mas desde que as pessoas façam parte do seu público alvo.
Para atualizar os seus contatos na sua plataforma de envio de SMS, você pode fazer o upload de uma planilha com todos os dados ou fazer o cadastro manualmente. Não se esqueça de preencher informações importantes além do número de telefone, como nome, data de aniversário e cidade onde a pessoa mora.
Se você tem dúvidas de como pode crescer a sua lista de contatos para gerar campanhas de mensagens com mais alcance, algumas dicas são:
• Coloque um formulário de cadastro em sua loja/estabelecimento;
• Crie e-books ou faça webinars que sejam liberados após o preenchimento de um formulário;
• Realize eventos e peça o preenchimento de uma ficha de inscrição;
• Peça os números das pessoas interessadas em seus conteúdos, utilizando as redes sociais;
• Não compre listas, pois você estará entrando em contato com pessoas que não têm interesse na sua marca e desperdiçando envios.
DICA #3
Para que a sua campanha de SMS para o Natal tenha ainda mais eficácia, não basta ter apenas uma boa lista de contatos de pessoas interessadas no seu negócio. É necessário enviar as mensagens certas para as pessoas certas.
Uma estratégia essencial para aumentar as suas vendas nesse período é segmentar os seus contatos. Para que isso aconteça, é preciso conhecer pelo menos um pouco do seu público. Na sua plataforma de SMS, você pode criar diversos grupos, como “Moradores da cidade X”, “Pais de crianças pequenas”, “Mulheres”, “Homens”, “Plus size”, entre outros.
Assim, você não corre o risco de oferecer produtos de maquiagem para um homem que nada entende do assunto, ou roupas infantis para quem não tem filhos. Como cada mensagem tem um custo (ainda que baixo), é preciso evitar o desperdício de envios.
Além disso, quando um cliente tem a sua rotina interrompida por uma mensagem da sua marca, ele espera que o conteúdo seja relevante. Então, aproveite que as mensagens SMS têm um grande alcance e não faça um mau uso dessa ferramenta, enviando conteúdos que não irão deixar as pessoas interessadas.
Para que você possa criar os seus grupos de contatos com mais precisão, os formulários são fundamentais. Colete o que você conseguir de informações de seu cliente, por meio de fichas na sua loja ou formulários online, para que na sua plataforma de SMS seja possível segmentar os contatos por diversos aspectos.
DICA #4
Antes mesmo de iniciar sua campanha de SMS especial para as vendas de Natal, é preciso definir quais tipos de produtos serão ofertados. Se você já tem os seus contatos segmentados em grupos, conforme mencionado na dica anterior, decida qual tipo de produto ou serviço será oferecido para cada um deles.
Conheça o seu público e ofereça as opções certas, considerando a época do ano, o clima, o comportamento de seus clientes, entre outros fatores. Tendo um foco para a sua campanha, você também terá mais facilidade para analisar se a estratégia foi efetiva para aumentar as suas vendas e o seu número de clientes.
Depois de você descobrir qual será o seu foco para alavancar as vendas de fim de ano e qual público tem mais a ver com a sua oferta, parta para a criação da sua campanha, sempre levando em consideração o limite máximo de 160 caracteres e a linguagem mais adequada para a sua marca.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, este post pode lhe ajudar na hora de criar uma campanha de SMS perfeita para o seu negócio.
DICA #5
Veja abaixo alguns modelos de mensagens SMS que você pode utilizar na sua campanha especial para o Natal:
Promoções para Comércio
“Já garantiu os presentes das crianças para o Natal? Até o dia 24/12 toda a nossa linha de brinquedos estará com 30% de desconto! Loja X.”
“Neste Natal, presenteie com cultura! Confira nossos livros com 25% de desconto em todas as categorias, até 20/12. Livraria X.”
“Você ganhou um cupom de desconto para garantir seu presente de Natal na nossa loja online. Digite CUPOMNATAL e ganhe 20% OFF. www.seusite.com.br.”
Promoções para Serviços
“Que tal presentear sua família de uma forma diferente? Confira os cartões de presente para procedimentos estéticos! www.seusite.com.br.”
“Revise seu carro antes de realizar suas viagens de fim de ano! Até o dia 20/12, garanta descontos especiais apresentando essa mensagem. Mecânica X.”
“Ainda dá tempo de fazer sua reserva para a ceia especial de natal! Responda a esse SMS e garanta seu lugar para conferir o cardápio exclusivo. Restaurante X.”
Mensagens de Natal
“Um Feliz Natal e um Ano Novo inspirador para você e sua família. Agradecemos a parceria.”
“Que este Natal encha nossos corações de amor e paz. Obrigado por fazer parte da nossa história em 2017.”
“Neste Natal, desejamos que a luz do amor brilhe na casa de cada um de nossos clientes! Nos vemos em 2018. Boas festas!”
DICA #6
É possível analisar e comprovar os resultados de sua campanha de SMS marketing de Natal de uma forma muito fácil, rápida e online. Isso é muito útil para apresentar à sua equipe e, principalmente, para calcular o retorno sobre investimento (ROI) desse tipo de comunicação.
O primeiro passo é analisar quantas mensagens foram de fato entregues. Muitas vezes, é possível que os números não sejam transferidos de forma correta para a plataforma ou mesmo não existam mais. Verifique na Facilita Móvel seus relatórios e saiba se todos da sua lista estão com as informações corretas e receberam a sua campanha.
Depois, você pode conferir quantas respostas a sua mensagem está tendo. Seus clientes podem estar retornando o SMS com mensagens de agradecimentos, dúvidas, sugestões ou críticas. Veja também dentro da plataforma quem está respondendo e entre em contato com essas pessoas de forma rápida.
Lembre-se, porém, de que é preciso colocar em sua mensagem uma chamada à ação, como um “responda agora” para que seus clientes se sintam motivados a retornar o seu SMS. Também é importante informar aos clientes que a resposta é gratuita, caso isso faça parte do seu plano de envio de mensagens.
Outra forma de mensuração da sua campanha é o monitoramento dos cliques, se você inseriu algum link na sua mensagem. Se você encurtar esse link em sites como o Bit.ly ou Goo.gl, por exemplo, é possível conferir facilmente quantos cliques a página recebeu e a fonte desse tráfego. Encurtar o link também é benéfico por economizar caracteres em seu SMS.
Para facilitar ainda mais o cálculo de seu retorno sobre o investimento no envio de mensagens, tente divulgar em sua campanha produtos ou categorias específicas. Assim, você volta a sua atenção para o crescimento nas vendas do produto em foco na sua campanha e pode ter uma melhor noção do quanto essa estratégia fez diferença nas finanças da empresa.