Como enviar SMS por integração HTTP / URL
Porque escolher a Facilita Móvel?
Há mais de 15 anos entregando milhões de SMS para mais de 3.500 clientes de todo o Brasil, a Facilita está entre as maiores empresas do segmento de mensagens móveis. Daí vem o nome, Facilita Móvel, mensagens móveis.
Criando sua Conta Gratuita
Crie agora mesmo sua conta gratuita na Facilita SMS e ganhe até 15 SMS para testar nossa ferramenta. Você irá precisar de um usuário e senha para seguir neste manual. Crie a conta e obtenha um.
Bem vindo a Integração por HTTP / URL
A Integração HTTP é um componente para envio de SMS destinado à utilização por empresas desejam ter uma integração dos seus sistemas com a plataforma de envio de SMS da Facilita Móvel.
Vantagens da Integração HTTP
Através da Integração HTTP da Facilita Móvel é possível que qualquer sistema que possua acesso à internet possa enviar um ou múltiplos SMS. Através de uma simples adaptação ao sistema já existente você estará apto para enviar SMS a partir do seu sistema, não importa a linguagem de programação que foi construído o sistema, qualquer que seja a linguagem ou tecnologia pode acessar a integração HTTP. Para que seja feito o acesso, basta acessar a URL descrita neste manual, que um SMS será disparado através de sua conta e enviado diretamente ao canal de Mensagens de Texto da Operadora.
Funcionamento
A troca de informações (envio de SMS, consulta de créditos, consulta de status, etc.) é realizada através de requisições HTTP para o endereço:
http://api.facilitamovel.com.br/api/< função > (as funções disponíveis são explicadas mais abaixo)
Para cada uma das funções previstas, deverá ser passado um conjunto de parâmetros HTTP, cujos conteúdos devem estar codificados seguindo o padrão URLEncode (ver abaixo Formatos e Padrões).
O resultado destas requisições retornará com o Content-Type igual a text/plain. As diversas informações recebidas serão dividas em linhas onde, na primeira linha, obrigatoriamente existirá um código de retorno.
Autenticação somente por IPs previamente cadastrados
Atenção: Quando sua conta vir a ser uma conta ativa em nossa plataforma, você deverá autorizar os Ips dos seus servidores para somente esses IPs fazerem requisições usando seu usuário e senha. Caso você tenha IPs dinâmicos, entre em contato com o nosso suporte e solicite orientação para uma autenticação alternativa.Quebra de Linha
Para utilizar quebra de linha ou ENTER na mensagem, utilize o caractere <br> na string que compõe a sua mensagem.Exemplo: http://api.facilitamovel.com.br/api/simpleSend.ft?user=xxx&password=xxx&destinatario=5191561100&externalkey=123&msg=Ola%20Facilita<br>Atenciosamente Facilita SMS
Envio Simples
Função: simpleSend
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/simpleSend.ft?user=xxx&password=xxx&destinatario=5191561100&externalkey=123&msg=Ola%20Facilita
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
destinatario | Obrigatório | Destinatário que receberá a mensagem (sempre considerando o DDD) |
msg | Obrigatório | Mensagem a ser enviada, sempre considerando a Codificação de URL Encode |
externalkey | Opcional | Qualquer chave fornecida pelo cliente: para pós utilização para consulta de status pela chave fornecida pelo próprio cliente. |
day | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado dia, dois dígitos, ex: 02 |
month | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado mês, dois dígitos, ex: 01 |
year | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado ano, quatro dígitos, ex: 2013 |
formHour | Opcional | Agenda a Mensagem para determinada hora, 00-24h, ex: 23 |
formMinute | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado minuto, dois dígitos, ex 05 |
flashsms | Opcional | Envie 1 quando quiser enviar flashsms |
Leia em nosso blog sobre o FlashSMS.
Observação: Caso os parâmetros day, month, year, formHour ou formMinute não forem especificados, ele irá assumir os parâmetros conforme horário de Brasília, entretanto, caso você queira, poderá especificar apenas alguns deles, pois os outros permanecerão no horário de Brasília. Exemplo, você quer agendar uma mensagem para o mês de março, não precisará preencher todos parâmetros, basta preencher o parâmetro month que os outros parâmetros serão assumidos com a data corrente.
Observação 2: Caso seja enviado o código do Brasil 55 + DDD+ celular, o sistema irá tratar retirando o 55 automaticamente, esse tratamento funciona apenas para esse método.
Exemplo de como codificar o campo mensagem usando a linguagem Java:
String mensagem = URLEncoder.encode(mensagem, "UTF-8");
Status de Retorno(após a URL ser invocada/chamada)
Respota HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Usuário sem Créditos | Usuário não possúi créditos na plataforma |
3 - Celular Inválido | Número de Celular enviado por parâmetro, está inválido |
4 - Campo Mensagem Invalida | A mensagem passada está vazia, ou possui características de uma mensagem inválida |
5 - Mensagem Agendada;Id mensagem | Caso você envie os parâmetros de agendamento, a mensagem será agendada |
6 - Mensagem enviada;Id mensagem | Mensagem enviada imediatamente para a operadora. |
* Id Mensagem é um Id único que a plataforma devolve para o usuário. A função de se ter um Id único devolvido na requisição, é para o armazenamento no sistema do usuário para posteriormente consultar o status da Mensagem (Ver “Consultar Status da Mensagem”)
Envio Múltiplo
Função: multipleSend
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/multipleSend.ft?user=xxx&password=xxx&destinatario=5191561100;5199340668&msg=Ola%20Facilita&externalkey=123;124
Observe que a diferença do envio múltiplo para o simples, é a função a ser chamada (multipleSend) e a variável destinatário neste caso, recebe celulares separados por ponto e vírgula.
É estritamente recomendado fazer a chamada do envio múltiplo usando o método POST do HTTP.
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
destinatario | Obrigatório | Destinatários separados por ponto e vírgula (;) que receberão a mensagem (sempre considerando o DDD) |
msg | Obrigatório | Mensagem a ser enviada, sempre considerando a Codificação de URL Encode |
externalkey | Opcional | Lista de Ids internos do cliente para posteriormente poder obter o status de cada mensagem. Essa lista é posicional, ou seja, para o celular passado na posição x do parâmetro destinatários o id passado nesse parâmetro deve estar na mesma posição. |
day | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado dia |
month | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado mês |
year | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado ano |
formHour | Opcional | Agenda a Mensagem para determinada hora |
formMinute | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado minuto |
flashsms | Opcional | Envie 1 quando quiser enviar flashsms |
Leia em nosso blog sobre o FlashSMS.
Exemplo de como codificar o campo mensagem usando a linguagem Java:
String mensagem = URLEncoder.encode(mensagem, "UTF-8");
Status de Retorno(após a URL ser invocada/chamada)
Respota HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Usuário sem Créditos | Usuário não possúi créditos na plataforma |
3 - Celulares Inválidos | Todos envios foram invalidados, todos celulares são inválidos |
4 - Campo Mensagem Inválida | A mensagem passada está vazia, ou possui características de uma mensagem inválida |
5 - Mensagem Agendada | Caso você envie os parâmetros de agendamento, a mensagem será agendada |
6 - Mensagem enviada | Mensagem enviada imediatamente para a operadora. |
7 - Enviada com advertências | Algumas mensagens foram enviadas, mas alguns números estão com problemas |
Envio de Múltiplas Mensagens para Múltiplos Telefones
Função: messagesPhonesMultipleSend
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/messagesPhonesMultipleSend.ft?user=xx&password=xx&destinatario=5199999999/n11999999999&msg=teste/nteste2&externalkey=xx/nxx1
Esta função se diferencia da Envio Múltiplo pelo fato de que com esta função você irá poder enviar diversas mensagens para diversos números de celulares. Ao invés de você fazer uma chamada para cada mensagem, use essa função para enviar “em lote” diversos envios. Essa função não devolve Status de Entrega na operadora, portanto, é recomendável você passar o parâmetro “externalKey” com sua chave interna, para posteriormente você recuperar o status.
É estritamente recomendado fazer a chamada do envio múltiplo usando o método POST do HTTP.
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
destinatario | Obrigatório | Destinatários separados por barra n (/n) que receberão a mensagem (sempre considerando o DDD) |
msg | Obrigatório | Mensagens a serem enviadas (separadas por /n), sempre considerando a Codificação de URL Encode |
externalkey | Opcional | Lista de Ids internos do cliente para posteriormente poder obter o status de cada mensagem. Essa lista é posicional, ou seja, para o celular passado na posição x do parâmetro destinatários o id passado nesse parâmetro deve estar na mesma posição. Os Ids devem ser separados também por /n |
day | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado dia, separados em /n |
month | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado mês separados em /n |
year | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado ano separados em /n |
formHour | Opcional | Agenda a Mensagem para determinada hora separados em /n |
formMinute | Opcional | Agenda a Mensagem para determinado minuto separados em /n |
flashsms | Opcional | Envie 1 quando quiser enviar FlashSMS. |
Observação: Caso os parâmetros day, month, year, formHour ou formMinute não forem especificados, ele irá assumir os parâmetros conforme horário de Brasília, entretanto, caso você queira, poderá especificar apenas alguns deles, pois os outros permanecerão no horário de Brasília. Exemplo, você quer agendar uma mensagem para o mês de março, não precisará preencher todos parâmetros, basta preencher o parâmetro month que os outros parâmetros serão assumidos com a data corrente.
Observação 2: Caso seja enviado o código do Brasil 55 + DDD+ celular, o sistema irá tratar retirando o 55 automaticamente, esse tratamento funciona apenas para esse método.
Exemplo de como codificar o campo mensagem usando a linguagem Java:
String mensagem = URLEncoder.encode(mensagem, "UTF-8");
Status de Retorno(após a URL ser invocada/chamada)
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Usuário sem Créditos | Usuário não possúi créditos na plataforma |
3 – Campo Mensagem e Campo destinatario possuem posicoes diferentes | Você passou uma lista de telefones que não corresponde ao número de mensagens enviadas (4 mensagens para 5 celulares por exemplo) |
4 - Campo Mensagem Invalida | A mensagem passada está vazia, ou possui características de uma mensagem inválida |
6 - Mensagem enviada | Mensagem enviada imediatamente para a operadora. |
Envio por Campanha
Função:sendToCampaign
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/sendToCampaign.ft?user=xx&password=xx&destinatario=xx&id=xx
Campanha é uma ferramenta que a Facilita Móvel dispõe para seus usuários realizarem diversas ações. Entre as maiores usabilidades de campanha podemos destacar uma pesquisa de satisfação, enquetes, etc. Toda manutenção da campanha deve ser feita através do painel do usuário, entretanto depois de criar uma campanha, você poderá continuar enviando SMS para seus usuários através desta mesma campanha. (Com um único detalhe, não é necessário adicionar a mensagem nessa requisição, o sistema irá utilizar a mensagem que foi usada na criação da campanha). Imagine que você crie uma pesquisa de satisfação para o mês de março. Após os clientes saírem da Loja, seu sistema continuará usando essa mesma campanha, correto? Então você utilizará essa integração para continuar enviando SMS conforme a campanha criada no painel do usuário.
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
destinatario | Obrigatório | Destinatário que receberá a mensagem (sempre considerando o DDD) |
id | Obrigatório | Código da Campanha a ser vinculada esta mensagem. Este código é encontrado no painel do usuário no menu Campanhas. |
flashsms | Opcional | Envie 1 quando quiser enviar flashsms |
Leia em nosso blog sobre o FlashSMS.
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Usuário sem Créditos | Usuário não possúi créditos na plataforma |
3 – Celular Inválido | Celular inválido, lembre-se que o formato é DDDTelefone |
4 – Código da Campanha Nulo | O sistema não detectou o código de campanha passado |
5 – Código da Campanha Inválido | Este código de campanha ou não pertence ao seu usuário ou não existe |
6 – Mensagem NÃO Enviada | Algum erro de processamento aconteceu na hora do envio. |
7 – Mensagem Enviada | Mensagem Enviada com Sucesso |
Verificando Créditos de sua Conta
Função:CheckCredit
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/checkCredit.ft?user=xxx&password=xxx
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Créditos | Retorna o código 2; e os créditos da conta |
Exemplo de retorno de uma chamada com sucesso: 2;40000
Verificando Créditos de sua Conta e sua data de validade
Função:checkCreditExpires
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/checkCreditExpires.ft?user=xxx&password=xxx
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Créditos | Retorna o código 2; e os créditos da conta;data de expiração no formato dd/MM/yyyy |
Exemplo de retorno de uma chamada com sucesso: 2;40000;31/12/2017
Verificando Previsão de Créditos
Função: checkConsolidatedCredits
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/checkConsolidatedCredits.ft?user=xxx&password=xxx
Descrição: Como os créditos em sua conta só são debitados após as mensagens serem enviadas, as mensagens agendadas não contam como créditos debitados ainda, mas para algumas situações, você precisa de uma real previsão dos créditos já descontados e dos créditos que você precisa ainda ter para que estas mensagens sejam disparadas.
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Previsão | 2 é o código padrão de sucesso e após o ; a quantidade de Mensagens Agendadas subtraindo o Número de Créditos do Usuário |
Exemplo de retorno de uma chamada com sucesso: 2;29999
Verificando Quantidade de Mensagens Agendadas
Função: checkSchedMessages
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/checkSchedMessages.ft?user=xxx&password=xxx
Descrição: Retorna a quantidade de mensagens agendadas
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 - Previsão | 2 é o código padrão de sucesso e após o ; a quantidade de Mensagens Agendadas |
Exemplo de retorno de uma chamada com sucesso: 2;29999
Consultar Status da Mensagem
Função: dlrStatus
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/dlrStatus.ft?user=xxx&password=xxx&id=xx
Descrição: Retorna o status da mensagem
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
id | Obrigatório/Numérico | Id da Mensagem recuperada na requisição simpleSend |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
0 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
1 – Mensagem enfileirada | Mensagem na fila para envio |
2 - Agendada | Mensagem Agendada |
3 - Enviando | Mensagem sendo entregue na operadora |
4 – Mensagem enviada | Mensagem entregue na operadora |
5 - Erro | Mensagem não enviada devido a erros |
9 – Celular confirmou recebimento | Destinatário confirmou o recebimento da mensagem |
Exemplo de retorno de uma chamada com sucesso: 4
Consultar Status da Mensagem pela chave fornecida pelo cliente
Função: dlrByExternalKey
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/dlrByExternalKey.ft?user=xxx&password=xxx&externalkey=123;111
Descrição: Retorna o/os status da/s mensagem/s
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
externalkey | Obrigatório | Id do cliente fornecido no momento do envio da mensagem. Você pode obter mais de um status passando este parâmetro separado por ponto e vírgula |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
0 - Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
1 – Mensagem enfileirada | Mensagem na fila para envio |
2 - Agendada | Mensagem Agendada |
3 - Enviando | Mensagem sendo entregue na operadora |
4 – Mensagem enviada | Mensagem entregue na operadora |
5 - Erro | Mensagem não enviada devido a erros |
7 – Usuário sem Créditos | Insira mais créditos em sua conta |
9 – Celular confirmou recebimento | Destinatário confirmou o recebimento da mensagem |
Caso você passe mais de um Id separado por ponto e vírgula, a resposta terá como separador o hífem, exemplo:
Supondo que você passe a seguinte requisição:
http://api.facilitamovel.com.br/api/dlrByExternalKey.ft?user=xxx&password=xxx&externalkey=123;111
A sua resposta será: 123;4-111;5
Entregamos o status para você
Para que possamos entregar o status de entrega da Mensagem na Operadora, você precisa se logar no painel da Facilita, e no menu da direita, clicar em Webhooks, e lá você vai configurar tanto a URL de entrega de Status, quanto a URL de entrega de Respostas (MO).
URL de Exemplo que você deverá fornecer:
http://www.suaempresa.com/status.jsp?phone=xx&sms_id_facilita=xx&status_mensagem=xx
Descrição: Retorna o status de envio da Mensagem
Parâmetros Obrigatórios | Descrição |
Telefone | Telefone que foi tentado enviar o SMS |
SMS ID Facilita | Este ID você recebe quando tenta fazer um envio simples usando nossa API de integração (método simpleSend) |
Status Facilita | Status da Mensagem (ver tabela abaixo) |
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 – Mensagem enfileirada | Mensagem na fila para envio |
2 - Agendada | Mensagem Agendada |
3 - Enviando | Mensagem sendo entregue na operadora |
4 – Mensagem enviada | Mensagem entregue na operadora |
5 - Erro | Mensagem não enviada devido a erros |
7 – Usuário sem Créditos | Insira mais créditos em sua conta |
9 – Celular confirmou recebimento | Destinatário confirmou o recebimento da mensagem |
É muito importante que você crie essa URL e na hora de alterar o status de sua plataforma conforme recebido através da Facilita, valide sempre o SMS ID Facilita + Número de Telefone que entregamos para você.
Não existe nomenclatura obrigatória nos parâmetros, basta você nos passar a sua URL que cadastremos em nosso sistema.
Lembrando, o ID SMS Facilita é capturado na requisição de envio do SMS usando o método simpleSend.
Entregamos as Mensagens Recebidas (MO) para você.
Para que possamos entregar a Resposta (Mensagens Respondidas pelos seus clientes) para você, você precisa se logar no painel da Facilita, e no menu da direita, clicar em Webhooks, e lá você vai configurar tanto a URL de entrega de Status, quanto a URL de entrega de Respostas (MO).
URL de Exemplo que você deverá fornecer:
http://www.suaempresa.com/status.jsp?telefone=xx&datahora=xx&mensagem=xx
Parâmetros Obrigatórios | Tipo | Descrição |
Telefone | Obrigatório | Telefone que foi tentado enviar o SMS |
Mensagem | Obrigatório | Este ID você recebe quando tenta fazer um envio simples usando nossa API de integração (método simpleSend) |
Data/Hora | Opcional | Formato 2013-12-31 23:59:59 (ano-mês-dia hora:minuto:segundo) |
Para você vincular essa mensagem recebida com a mensagem que foi origanada para o número, recomendamos você realizar uma consulta em sua base pelo último numero enviado para este número celular. Isso é um padrão de mercado e é como as operadoras trabalham.
Não existe nomenclatura obrigatória nos parâmetros, basta você nos passar a sua URL que cadastremos em nosso sistema.
Consultando Mensagens Recebidas (MO)
Para consultar as mensagens Recebidas, o usuário poderá acessar a seguinte URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/readMO.ft?user=xx&password=xx
Parâmetros | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
Status | Descrição |
1 – Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
Caso não conste Login inválido no retorno da chamada, duas possibilidades poderão acontecer aqui, ou o resultado vir vazio (“”), ou a chamada retornar as mensagens recebidas. Para trata-las você deverá seguir o seguinte padrão:
Separador de Mensagens Recebidas: /n/n
Separador de Campos de Cada Mensagem: /n;
Ordem dos Campos: Telefone, Data/Hora (Formato 2013-12-31 23:59:59 (ano-mês-dia hora:minuto:segundo), Mensagem
Veja um exemplo de requisição em Java chamando MOs:
http://www.facilitamovel.com.br/manuais/ConsultarMo.java
IMPORTANTE
Lembre-se que, quando você ler através da URL as Mensagens Rebidas, apenas 50 mensagens irão voltar para você, e essas mensagens passarão a ter status de lida=1 em nossa plataforma, e para continuar lendo as próximas, você deverá fazer várias chamadas até obter o retorno vazio (“”); Caso você esteja testando a integração e queira marcar como não lida a mensagem novamente, vá até o painel da Facilita com seu usuário e senha, clique em Listar Mensagens -> Respostas -> Selecionar mensagens e marcar como não lida.
Consultando Mensagens Recebidas (MO) por ID do SMS devolvido na requisição do Envio
Mesma definição do método 14 (readMO), entretanto aqui se passa o ID da mensagem enviada.
http://api.facilitamovel.com.br/api/readAllMOBySmsId.ft?user=xx&password=xx&id=xxxx
Parâmetros | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
id | Obrigatório | Id do SMS da Facilita devolvido no momento da requisição do Envio |
Status | Descrição |
1 – Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
Caso não conste Login inválido no retorno da chamada, duas possibilidades poderão acontecer aqui, ou o resultado vir vazio (“”), ou a chamada retornar as mensagens recebidas. Para trata-las você deverá seguir o seguinte padrão:
Separador de Mensagens Recebidas: /n/n
Separador de Campos de Cada Mensagem: /n;
Ordem dos Campos: Telefone, Data/Hora (Formato 2013-12-31 23:59:59 (ano-mês-dia hora:minuto:segundo), Mensagem
IMPORTANTE
Lembre-se que, quando você ler através da URL as Mensagens Rebidas, apenas 50 mensagens irão voltar para você, e essas mensagens passarão a ter status de lida=1 em nossa plataforma, e para continuar lendo as próximas, você deverá fazer várias chamadas até obter o retorno vazio (“”); Caso você esteja testando a integração e queira marcar como não lida a mensagem novamente, vá até o painel da Facilita com seu usuário e senha, clique em Listar Mensagens -> Respostas -> Selecionar mensagens e marcar como não lida
Excluindo Mensagens Agendadas
Função: deleteMsgSchedByPhones
URL:
http://api.facilitamovel.com.br/api/deleteMsgSchedByPhones.ft?user=xxx&password=xxx&destinatario=5191561100;5193256654
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
destinatario | Obrigatório | Telefones que possuem mensagens agendadas na plataforma (sempre considerando o DDD) |
Observação: Você pode poderá passar 1 ou vários telefones na URL destinatário, atente para o separador ponto e vírgula (;) que é o que indicará quais serão os telefones que terão suas mensagens excluídas do agendamento.
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 – Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 – Telefones Não especificados | Você não especificou nenhum telefone na URL |
3 – Operação realizada | A requisição foi processada com sucesso, mas isso não quer dizer que as mensagens foram excluídas. Depende da combinação correta de telefones com a base, se não existir um telefone com mensagens agendadas para ele e você especificou no parâmetro, a operação vai ser realizada, mas não há o que excluir. |
Excluindo Mensagens Agendadas por ID da Mensagem
Função: deleteMsgAgendadasPorId
URL:
https://www.facilitamovel.com.br/api/deleteMsgAgendadasPorId.ft?user=xxx&password=xxx&ids=123;22
Parâmetro | Tipo de Parâmetro | Descrição |
user | Obrigatório | Usuário de Login na plataforma Facilita |
password | Obrigatório | Senha de Login na plataforma Facilita |
ids | Obrigatório | SMS Id devolvido pela Facilita na hora de Enviar o SMS |
Observação: Você pode poderá passar 1 ou vários SMS Ids na URL através do parâmetro ids, atente para o separador ponto e vírgula (;) que é o que indicará quais serão os ids que terão suas mensagens excluídas do agendamento.
Resposta HTTP | Descrição da Resposta Obtida |
1 – Login Inválido | Usuário ou Senha enviados na URL estão inválidos, ou a conta pode estar inativa/cancelada. |
2 – IDs Não especificados | Você não especificou nenhum telefone na URL |
3 – Operação realizada | A requisição foi processada com sucesso, mas isso não quer dizer que as mensagens foram excluídas. Depende da combinação correta de telefones com a base, se não existir um telefone com mensagens agendadas para ele e você especificou no parâmetro, a operação vai ser realizada, mas não há o que excluir. |
Formatos e Padrões
O servidor de Integração HTTP do Facilita Móvel utiliza alguns formatos e padrões de codificação para a transferência de dados.
Caso exista alguma dúvida, seguem abaixo os links nos quais é possível consultar suas definições.
URL Encoding
http://www.w3.org/TR/html401/interact/forms.html#h-17.13.4.1
Método HTTP
http://www.w3.org/Protocols/
Método POST
http://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616-sec9.html#sec9.5
Exemplos de Retorno da Chamada de Integração por HTTP
O Retorno da mensagem será retornado na tela, da seguinte maneira:
6;Mensagem Enviada;
Ou para login inválido, como no exemplo abaixo:
1;Login Inválido