Campanhas de SMS para cada etapa do funil de vendas
Você sabe como funciona um funil de vendas? São as etapas que cada cliente passa, desde conhecer a sua marca até se tornar um evangelizador e fazer indicações de seus produtos ou serviços.
Para cada etapa do funil, existe uma estratégia diferente que deve ser utilizada, para que o cliente avance no processo. Isso envolve formas de atendimento e de marketing pensadas de forma diferente.
Por isso, cada fase deve ter um tipo de campanha de SMS diferente, com o objetivo de levar o cliente ao próximo passo. Algumas campanhas devem ser focadas em despertar um encantamento nos contatos, já outras em fechar negócios e por aí vai.
1. Atrair a atenção dos contatos
Nessa etapa, as pessoas já fazem parte da sua lista de contatos, porém não estão muito familiarizadas com a sua marca. É nesse momento que você deve agregar valor, despertar emoções e fazer elas se identificarem com a sua empresa.
Uma sugestão é enviar conteúdos relevantes para esses contatos, sempre de forma segmentada. Envie as melhores dicas sobre o seu produto ou serviço, além de links para conteúdos que você tenha produzido.
Nesse momento, o foco é ajudar e entreter, e não somente fechar vendas. Tutoriais, vídeo-aulas, resenhas, e conteúdos explicativos são a melhor pedida. Entenda o objetivo do cliente com seu produto e procure ajudar da melhor forma.
2. Converter suas campanhas em vendas
Agora que as pessoas na sua lista de contatos já receberam conteúdos que agreguem algum valor, elas já têm outra percepção da sua marca. O importante é sempre manter as pessoas segmentadas em grupos e entender seus gostos e comportamentos.
Para que elas avancem no funil de vendas, envie promoções e lançamentos para aqueles que já receberam seus conteúdos.
Para maior eficácia, envie esses SMS para quem respondeu suas últimas mensagens ou clicou nos links enviados, ou seja, os clientes mais engajados.
Algumas ideias para essa etapa são anúncios de cupons de desconto, lançamentos de produtos, convites para eventos na empresa, entre outros tipos de SMS. O cliente precisa ser motivado a realizar a compra.
3. Fidelizar e engajar clientes
Depois que a pessoa já efetuou suas primeiras compras, é importante nunca perder o contato. Dessa forma, ela não procura a concorrência e se torna fiel à sua marca, a indicando para amigos e familiares.
Essas pessoas, chamadas de clientes evangelizadores, farão a sua empresa crescer muito mais rápido.
Algumas formas de fidelizar os contatos da sua empresa com SMS é enviar, além de promoções segmentadas e exclusivas, mensagens em aniversários e em datas especiais.
Entre as ocasiões mais utilizadas no marketing, estão o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais e o Natal.
Já para enviar os SMS de aniversário automaticamente, por exemplo, basta ter as datas de nascimento dos clientes cadastrados e habilitar essa ferramenta em nossa plataforma.
Se você quer começar a enviar mensagens para seus clientes em cada estágio do funil e ter mais pessoas fiéis à sua marca, faça um teste gratuito na Facilita Móvel. Você ganha 15 envios de teste, além do acesso a todas as funcionalidades durante 30 dias.